Como funcionam as parcerias com laboratórios de apoio?

 Vanteagens do Interfaceamento

Ter parcerias estratégicas é algo essencial para qualquer negócio. No ramo laboratorial, por exemplo, os laboratórios de apoio surgem como uma excelente opção para quem quer proporcionar uma gama variada de serviços ao seu público.

É importante entender que nem sempre o nosso concorrente é um inimigo. Muitas vezes, quem a gente acha que está concorrendo, na verdade, pode se tornar um parceiro estratégico.

Gestores precisam estar atentos e serem inteligentes para enxergar as oportunidades que podem surgir. Em um mercado onde todos ganham, existe mais harmonia, um pode ajudar o outro e todos conseguem crescer muito mais se estiverem unidos.

Por isso, vamos mostrar como as parcerias com laboratórios de apoio podem ser vantajosas e como fazer com que eles deem certo.

 

O que é um laboratório de apoio?

Hoje existem diversos tipos de exames e procedimentos que um laboratório pode fazer. No entanto, mesmo que queira, nem sempre um laboratório consegue prestar todos os serviços que deseja.

Afinal, para cada tipo de exame pode ser necessário equipamentos especiais, profissionais treinados e uma série de materiais e procedimentos específicos para poder prestar um atendimento de qualidade.

Por isso, contar com o auxílio de um terceiro, que dispõe de uma infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados, pode ser uma excelente opção para manter os clientes atendidos, sem onerar seu próprio negócio.

Tipos de Laboratórios de Apoio

Os especializados: são laboratórios cuja finalidade única é prestar serviços a outros laboratórios. Não atendem aos pacientes diretamente, apenas se especializam em fazer a fase analítica e a logística de busca e entrega de resultados. 

Os especializados que atendem: são laboratórios que atendem ao público, mas também prestam serviços especializados para outros laboratórios, convivendo com os dois modelos de negócio.

Os normais que apoiam: esses são os laboratórios que são originalmente focados em atender seus clientes, mas que perceberam que podem e que gostariam de aumentar seu volume de exames realizados, sem ter que, necessariamente, aumentar sua rede de postos de coleta. 

 

Vantagens da parceria com um laboratório de apoio

Ter um laboratório de apoio traz inúmeras vantagens, tanto para o estabelecimento, quanto para seus clientes.

Os clientes têm muito mais comodidade, visto que eles só precisam entrar em contato e se deslocar até um local. O laboratório principal atende este cliente, faz todo o processo de triagem, recolhe as amostras e envia para o laboratório de apoio, que analisa e remete o resultado para o laboratório principal.

Na grande maioria das vezes o cliente nem fica sabendo que o seu exame foi, na verdade, realizado por outro laboratório. Ele tem apenas contato com um único agente, que cuida de todo esse processo.

Isso funciona muito bem em cidades do interior, onde pequenos laboratórios não têm condições de executar todos os tipos de procedimentos. Dessa forma, trabalham com um laboratório de apoio que consegue prestar esse suporte, tornando o processo mais ágil e prático para o cliente.

Além disso, o laboratório principal consegue oferecer uma gama muito maior de opções, mesmo que não tenha todas as ferramentas para fazer este trabalho. Assim, ganha mais clientes, sem a necessidade de aumentar sua infraestrutura.

O laboratório que presta o apoio também ganha bastante, afinal, consegue atender clientes que estariam fora da sua zona de atuação, aumentando ainda mais o faturamento, sem que seja necessário grande investimento.

Por fim, outra grande vantagem é a troca de informações durante o período de parceria. O laboratório menor deixa de ficar isolado, tendo contato com outro maior, com pessoas diferentes, pode conhecer novas técnicas, equipamentos e etc.

Quanto mais contatos fazemos, mais crescemos e enxergamos novas oportunidades. Por isso é tão importante sair da sua zona de conforto, buscar novas parcerias e experiências.

 

Como garantir o sucesso dessa parceria?

O segredo para um laboratório de apoio ser bem-sucedido é ter condições de processar um alto número de exames, com alta precisão nos resultados e o mínimo de processos que envolvam interação de pessoas. 

Isso porque processos que envolvem manipulações por pessoas são mais lentos e mais sujeitos a erros do que processos automatizados.

Ao analisar o processo de triagem, coleta, envio de amostras ao laboratório de apoio, recepção destras amostras, análise, retorno ao laboratório de origem, fica evidente a importância do uso da tecnologia para favorecer o processo, gerando mais rapidez e segurança.

Um caso simples, que pode garantir maior agilidade, aumentando o sucesso do laboratório de apoio, é a manipulação de tubos com amostras. Geralmente são identificados com uma etiqueta com códigos de barras e algumas informações logo que são etiquetados a primeira vez no atendimento.

Nos casos de envio para o laboratório de apoio, é comum que o processo de preparação para envio exija que sejam geradas novas etiquetas com a identificação do laboratório de apoio, que são, então, substituídas ou sobrepostas às etiquetas pré-existentes nos tubos. 

No entanto, ao usar alguns sistemas, como o SCOLA, se torna possível que desde o atendimento as etiquetas já recebam o código do laboratório de apoio. Isso significa evitar a reetiquetagem, ou seja, menor manipulação, menor retrabalho e economia de tempo.

Em resumo, é possível, então, criar uma abordagem automática, evitando processos manuais e demorados, como explicamos a seguir.

Abordagem automática

Aqui o laboratório de apoio disponibiliza para o LIS do laboratório de origem um arquivo com os dados em que estão registrados o número do tubo na etiqueta do laboratório de apoio e os resultados obtidos naquela amostra para cada exame realizado. A partir destes dados, segundo o protocolo daquele laboratório de apoio específico, o LIS do laboratório de origem deve introduzir os dados nos campos correspondentes para cada um dos exames que foi enviado. Os principais laboratórios de apoio e o LIS mais modernos já disponibilizam módulos em que essa integração se dá de forma imediata sem a necessidade de troca de arquivos.

É como se o computador estivesse ‘digitando’ os resultados dos exames no sistema. É a melhor situação, tanto pela rapidez quanto por evitar transcrição, evitando erros humanos.

 

Use a tecnologia a seu favor

Hoje é essencial contar com o suporte de um software especializado para executar com rapidez e confiança os trabalhos em um laboratório de análises clínicas. Um aplicativo bem estruturado irá permitir agrupar diversas informações coletadas durante todos os processos e, assim, auxiliar o gestor na tomada de decisões, aumentando a eficiência da equipe, melhorando o atendimento ao cliente e, claro, a lucratividade do negócio.

Através do Módulo SCOLA Apoio, o SCOLA permite que laboratório comum possa receber exames previamente identificados nos mesmos moldes dos demais exames que trata, e recebe-los como se fossem de um posto de coleta próprio, mas especial. 

Nas situações de baixo volume, o cliente SCOLA que está terceirizando o serviço de apoio, fornece um módulo para ser utilizado nas instalações do cliente apoiado, que registra os exames que encaminhará ao cliente SCOLA, que emite as etiquetas de identificação dos tubos que serão enviados. 

Nas situações de alto volume, o cliente SCOLA disponibiliza ao seu cliente terceirizado o protocolo SCOLA de transferência de dados para apoio e o cliente pode preparar o seu sistema para tornar automático o processo de transferência de dados. Dessa forma, funcionando como se o cliente SCOLA fosse um laboratório de apoio especializado. 

Uma variante do uso do Módulo SCOLA Apoio é atender a convênios realizados com clínicas ou departamentos de RH de empresas que fazem coleta, mas não processam os exames. Eles coletam, registram e encaminham os exames, acessando posteriormente os resultados via internet. 

Conheça um pouco mais sobre este software que pode revolucionar a gestão do seu laboratório e entre em contato com nossos especialistas para tirar suas dúvidas.

 

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or